Geralmente as mulheres maduras e na menopausa vão sofrendo com muitas mudanças em suas vidas. O corpo, na maioria de nós vai mudando e a tendência é engordar e o apetite sexual vai diminuindo. É a vida e temos que aceitar e conviver com as mudanças. Mas acredito que muito do que poderia ser chamado de problema pode ser contornando com visitas periodicas a especialistas e tentar trabalhar o emocional e psicológico é essencial. Quantas mulheres depois dos 40 anos se descuidam da aparência e aos poucos vão deixando o sexo de lado e isso é um grande passo para que os relacionamentos amorosos, principalmente os casamentos, comecem a entrar em crise. Cuidar de casa, dos filhos e marido não é tarefa fácil e o resultado é: se descuidam, vão perdendo o viço, o encanto, a sensualidade, o poder de sedução, o charme. As horas de intimidade com o marido vão diminuindo, ficando escassas e quando percebem não há mais aquela paixão, aquele fogo. E para muitas fazer amor com os maridos vai se tornando um suplício e algumas vão tendo nojo (já ouvir muitas dizer isso) de um momento tão lindo e cheio de magia que é fazer sexo com seu amor.
Mas a culpa não é só da mulher, os homens também tem sua parcela. A sociedade, sabemos, ainda é machista e ainda existem homens que, com a esposa só faz aquele sexo água com açúcar e quando querem algo mais picante saem à caça na rua. E as mulheres, por criação, vão se acomodando e achando que sexo água com açúcar é que é normal. E se uma mulher resolve querer mudar de posição, fazer sexo diferente, muitos homens já vão achando que ela o traiu, que aprendeu isso com alguma “amiga vagabunda” e outras barbaridades mais. Gente, a vida está sempre nos convidando a mudar. Temos que abrir a mente e provar coisas novas. Se não provarmos, jamais vamos saber se e bom! E entre um casal, todas as dúvidas, incertezas e medos podem ser dissipados com algo muito simples: O DIÁLOGO. As mulheres tem medo de ousar e os homens (a maioria) não tem paciência e terminam por não descobrir, muitas vezes, a mulher ardente, sensual e fêmea que ele tem em casa. Não estimulam suas parceiras, não a incentivam, não as elogiam. A mulher tende a reprimir a fêmea e exercem a função de mãe e dona de casa.
Sexo na maturidade é delicioso também! E como disse mais em cima, tem muito de psicológico. Eu agradeço muito ao meu psicológico, pois ele é muito fogoso (risos). Temos que nos cuidar nessa fase da vida e uma das coisas que ajuda (pelo menos a mim) é se exercitar. Praticar uma atividade física nos faz se sentir vivas e quando você se sente bem, automaticamente quer estar bonita, bem vestida, se acha sensual, charmosa quer amar e ser amada. Mulheres queridas ( e os homens também) coloquem fogo nesse casamento, noivado, namoro. Se amem, se entreguem completamente e com intensidade. Façam tudo que tiverem vontade, desde que lhes dê prazer e que isso fortaleça o relacionamento de vocês. Se doem... sem pudores, preconceitos ou vergonha.
Não há nada mais lindo que duas pessoas que se amam fazendo sexo. Homens, prolonguem o momento de vocês, fazer amor não se resume na penetração. A penetração deve ser o desfecho final. Valorizem as preliminares... Toquem-se, beijem-se, troquem carícias, explorem os corpos um do outro, boca e língua não foram feitas apenas pra comer, beber e falar (hummm.... rsrsrsr). Enquanto os casais disperdiçam a oportunidade de terem uma vida a dois prazerosa, existem tantas pessoas que estão sozinhas, cheias de amor para dá mas a vida, não sei por qual motivo, não coloca alguém semelhante, como a mesma vontade de viver intensos momentos, em seus caminhos... É tão maravilhoso ter quem nos ame, quem nos deseje... É tão prazeroso amar e desejar alguém... A vida fica tão mais bela e repleta de cores.
Nádia Santos
ResponderExcluirOlha saúdo-te pelo excelente texto, que merece leitura..
Adorei a formo como descreveste tão bem a sexualidade depois da menopausa, e antes também
Amiga, apesar dos pesares, Deus tirou-me a beleza que toda a mulher gosta de ter, como sabes. Mas, em contrapartida devolveu-me o mais importante.. a vontade de estar com o marido... o à vontade de fazer tudo....pelo menos eu... Penso que estou madura nestes meus 51 anos. Como é bom amar e ser amado, Gosto de mim, gosto das coisas boas da vida....Mas sou muito honesta, sem traições!
Obrigada pelo soberbo texto.......Amadureci aos 46 :-)
Um beijinho
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Delicia de texto, é isto mesmo, a matéria envelhece para todos, mas a vida continua pulsando na alma. Feliz fim de semana. Tudo de lindo pra vc.
ResponderExcluirTexto maravilhoso por, verdadeiro e focar factos indesmentíveis...Gostei muito de ler
ResponderExcluirDesejo um bom fim de semana
Querendo visite(m):
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/
A vida tem cores,
ResponderExcluirnão sabemos é uns tons que desejamos...
Gostei da reflexão.